segunda-feira, 19 de março de 2007

O cyberespaço e a virtualidade.

imagem retirada do site: www.bignet.org/.../images/cyberspace5.jpg


Desta vez, ao começar a escrever meu texto, sinto-me no dever de citar uma discussão muito produtiva que tivemos na sala de aula sobre o assunto "cyberespaço e o que é virtual". Após muito debate a turma chegou na conclusão de que aquilo que é virtual, não está desligado do real.

O cyber espaço é constituído de informações que relacionam os meios de comunicação e mostra se às pessoas sob a ótica do virtual, mas há que se esclarecer que ao contrário do que antes eu acreditava, o virtual, não se opõe ao real.

"A palavra virtual vem do latim medieval virtuale, significando o que existe como faculdade, porém sem exercício ou efeito atual. Provém daí seu segundo significado como algo suscetível de se realizar; potencial.Na filosofia escolástica é virtual o que existe em potência, não em ato, resultando numa terceira referência à virtual como o que está predeterminado e contém as condições essenciais à sua realização" (Rey, 1998:29).
Acredito que a virtualidade se responsabiliza mais pela representação da imagem para quem acessa as informações. Já o Ciberespaço aborda os meios de relacionamento entre os usuários que acontecem por meio de interfaces virtuais.
Mesmo que a virtualidade seja um conceito independente da existência de meios tecnológicos de difusão de informações, o Ciberespaço necessita obrigatóriamente da virtualização para viabilizar o processamento de dados. É simples, ao colocar disponível na Internet, dentro do Ciberespaço uma imagem, é necessário torná-la virtual, uma representação digital ilusória daquilo que seria um objeto da realidade, mas ainda sim mantém características que permitem que ela seja entendida como originária de uma foto real.

De acordo com os texto que eu li no site : http://www.universia.com.br/html/materia/materia_fgfc.html
Pude concluir que não são só as imagens que podem ser virtualizadas, pois, a informação é um tipo de virtualidade, se uma notícia é veiculada pelos meios de media podemos dizer que o acontecimento foi virtualizado sob a forma de informação.
"Uma informação não é destruída pelo seu consumo justamente por ser sempre virtualizante. A utilização/recepção da informação é a sua atualização, já que somos nós que damos sentidos a ela. Nós a atualizamos". (Lemos, s/d)

Um comentário:

Morgana Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.