terça-feira, 17 de abril de 2007

imersão avatar e ciborgue , eles se relacionam???



Imersão, na última aula clariei meu conceito de imersão graças à ajuda da professora, entendo como imersão um mergulho, uma entrada, é sentir-se envolvido como um todo.

Existe a imersão passiva, onde mergulhamos no ambiente mas nao interferimos nele, assim é nos livros e com a tv por exemplo. Mas é possível ativar a imersão, torná-la algo praticável, e um dos ambientes mais comuns para isso acontecer é a internet onde navega-se e interfere-se em seu conteúdo diretamente.

E esse envolvimento pode ser feito por um avatar, mas o que é isso?

Avatar é: o travestimento de alguém, uma nova face do indivíduo usada para interferir no ambiente escolhido, é considerado a representação humana de algum deus que vem a terra com algum objetivo. Já em computação "avatar é a representação gráfica de um usuário em realidade virtual, jogos ou outros ambientes interativos como fóruns e bate-papos. De acordo com a tecnologia, pode variar de um sofisticado modelo 3D até um simples ícone."

Entendo um avatar como uma extensão do corpo, um melhoramento da nossa personalidade a fim de realizar um feito, todavia, esse tipo de extensão é apenas da personalidade e não física. a extensão física do corpo é chamada ciborgue, a utilização ou implante de máquinas ou tecnolgia auxiliando na realização de tarefas.

"O termo ciborgue é uma contração de "organismo cibernético" (em inglês: cyborg - cybernetic organism) e foi inventado pelo engenheiro biomédico Manfred Clynes, em 1960. Clynes o definiu como "a mistura do orgânico com o maquínico, ou a engenharia da união entre sistemas orgânicos separados" (GRAY, MENTOR, FIGUEROA-SARRIERA, 1995, p.2).
Desde seus primórdios, a idéia de ciborgue traz a possibilidade de adaptação do homem a ambientes inóspitos, ampliação e/ou aprimoramento das capacidades humanas e substituição de "peças". A mescla com máquinas e circuitos cibernéticos promete incrementar as capacidades sensórias e cognitivas, aumentar a resistência e a durabilidade da espécie."

Existem duas correntes sobre o ciborgue, uma diz que ciborgue é aquele feito de carne e máquina como por exemplo o homem de 6 milhões de dólares, robocop e etc.

E a outra diz que se o homem utiliza da máquina mesmo que de forma externa ao seu corpo este é um ciborgue.

Prefiro acreditar na primeira afirmação, porque não me agrada em nada saber que ao usar o computador posso ser chamada de ciborgue, para isso eu teria que ter implantado em meu corpo algo e que fosse uma máquina e realiza-se alguma função do meu organismo.

Por fim quero ressaltar a importante relação que os três temas tem entre si porque uma informação complementa a outra e mostra-nos o quanto a tecnologia e a atualidade envolvem questões interessantes e polêmicas.


fonte:










Nenhum comentário: