quarta-feira, 20 de junho de 2007

Publicidade no Youtube



É impossível ignorar a revolução do vídeo na internet. Mesmo os mais desplugados já tiveram contato com pelo menos um videozinho do YouTube.

Mas para falar de publicidade no Youtube, é preciso entender o que é esse site e o que ele representa. Ao pesquisar o tema encontrei um breve histórico no fórum do site Yahoo :

"O YouTube é um site na internet que permite que seus usuários carreguem, assistam e compartilhem vídeos em formato digital. Foi fundado em fevereiro de 2005 por três pioneiros do PayPal. Os vídeos postados utilizam o formato Macromedia Flash para disponibilizar o conteúdo."

Seus criadores são de São Francisco (Califórnia, EUA), eram funcionários de uma empresa de tecnologia e criaram o site para compartilhar vídeos com amigos. Porém, depois de um tempo o site foi crescendo até se tornar febre mundial.Talvez seja por possuir essa popularidade mundial, que o site seja procurado como ferramente publicitária para a divulgação de campanhas para a internet.

A postagem do vídeo é gratuita, o Youtube é mais visitado do que o site da CNN, a classe que tem maior acesso é a classe alta, por possuir computador e internet banda larga em casa. Sendo assim, o anunciante venderá seu conceito de forma gratuita, numa vitrine para o mundo, onde consumidores potenciais terão acesso à sua idéia. Este é também o site de maior popularidade no setor de vídeos, representou em 2006 mais de 50% do mercado, por ser capaz de abrigar qualquer tipo de vídeo, e a variedade de temas e fontes é enorme. O Youtube disponibiliza também seus vídeos para download e para publicação em sites e blogs. o que aumenta ainda mais a divulgação dos vídeos.

"A revista americana Time (edição de 13 de novembro de 2006) elegeu o YouTube a melhor invenção do ano por, entre outros motivos, “criar uma nova forma para milhões de pessoas se entreterem, se educarem e se chocarem e comprarem produtos ou coceitos vendidos pela publicidade online de uma maneira como nunca foi vista” .

Para exemplificar como a publicidade está presente no youtube, encontrei o link da propaganda da cerveja Skol que aborda o verão e trás consigo o conceito de juventude consumidora de cerveja, isso ressalta também a faixa etária dos usuários do youtube que fica entre os 15 e os 35 anos de idade.

A grande prova de que o youtube pode trazer lucro para as empresas através da divulgação de seus vídeos é que no ano passado o site foi comprado pela GOOGLE por 1.6 bilhões de dólares e logo em seguida o site conseguiu parcerias com as empresas Brasileiras: Tv globo, Portal Terra, e IG para divulgação de conteúdo.

Para ver o Video, clique no link: http://www.youtube.com/watch?v=TJevzI7Xg-Q

Para clarear a idéia de propaganda e divulgação de vídeo no youtube, gravei um vídeo da minha sobrinha anunciando e vendendo seu cd

É fácil dizer porque optei pelo youtube como ferramenta de divulgação, em primeiro lugar a faixa etária de usuários do site se encaixa na faixa etária de usuários que procuram comédia e entretenimento, e nada melhor do que fazer isso através da propaganda.

O vídeo é curto, não demora baixar, portanto o internauta não fica esperando muito tempo para ver e isso o estimula a aceitar a idéia que foi oferecida.

fonte:

http://www.youtube.com/watch?v=TJevzI7Xg-Q

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060724172521AAmVgDe

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061122042837AArGHsV

domingo, 10 de junho de 2007

Internet sem lei!

Para falar de segurança e lei na internet, temos que 1° conhecer como ela funciona, mas espere ai; ela funciona? Esta é uma questão a ser respondida, através de pesquisas, descobri fatos importantes sobre lei na internet. Como por exemplo, aqui no Brasil, a maior parte dos crimes cometidos via internet são: injúria, calúnia, difamação, exibição de conteúdo sexual envolvendo menores de idade e crianças, conteúdo de cunho racista ou preconceituoso, sem contar as fraudes nos cartões de crédito e contas bancárias.
"A grande dificuldade na investigação desses crimes é a inexistência de legislação específica para a Internet. Assim, é preciso usar as leis do Código Penal, que é de 1941. A única exceção é a lei que proíbe as cópias de software."
No Brasil ainda não existem muitos órgãos que se ocupam dos crimes online, mas a Delegacia de Meios Eletrônicos de São Paulo vem trabalhando par punir esses crimes, o problema é que se faz necessária uma autorização judicial para identificar o IP do suspeito. E o pior, os criminosos conseguem escapar porque o conteúdo abusivo está hospedado em sites do exterior!
Muitas vezes, um site de conteúdo racista ou pornográfico hospedado num servidor brasileiro foi feito por uma pessoa na Europa, e vice-versa”.
Mas em caso de crime, emails e print screens servem de prova, desde que mais pessoas tenham visto o conteúdo.
Porém, e-mails enviados a outras pessoas ou algum site com conteúdo abusivo ou ofensivo configuram crime.
"De acordo com a legislação atual, os servidores não podem ser responsabilizados criminalmente pelo conteúdo dos sites que hospedam. “Hoje, só pode acontecer algo na área cível. Mas acredito que isso deverá mudar em breve”, afirma o delegado."
Realmente, é provável que o tipo de punição para crimes na internet mude, se o projeto de lei de Renato Azeredo for aprovado, os crimes serão mais facilmente punidos.´
Analisando, realmente é muito estranho ter que viver em sociedade com regras, leis a serem cumpridas e tornar a internet um mundo de anarquia, sem ética e respeito, está na hora de agir e colocar ordem nessa bagunça, mas isso não seria necessário se agíssemos com ética e moralmente.
fonte:

Pesquisa orkut. Dolce e Gabbana

imagem retiradado end: black-passion.hot.lu/fashion


É gente, a foto descreve bem o que os participantes da comunidade do orkut "Dolce & Gabbana" procuram, que é exatamente o romance do perfume, a paixão dos homens pelo cheiro, que seja marcante e ousado, para conquistar olhares e corações!A comunidade está na categoria moda e beleza, e seu fórum está repleto de anúncios, afinal, propaganda no orkut é gratuita né?!

Pesquisei 6 participantes da comunidade, três homens e três mulheres e percebi que a idade está entre os 20 e os 33 anos.O estilo de quem usa o perfume é casual, alternativo, na moda!Alguns moram no brasil, outros não. A maior parte está solteiro, curte balada, música eletrônica, bebe, se veste bem e trabalha.
Os homens que usam o perfume, em geral moram no exterior, e as mulheres são brasileiras.Considero o perfume com um cheiro especialmente doce e marcante que encanta a todos em volta e você pode se fazer ser notado. Talvez uma das preocupações dos usuários, seja justamente essa, construir um círculo de atenção à sua volta.
Mas a publicidade não perdoa, e entra na vida do participante da comunidade oferecendo-lhe promoções e descontos, para que num momento de descontração na internet, possa comprar um vidro do seu perfume favorito!E o mais interessante, é que isso é promovido pelo próprio participante!
É válido observar ainda que as campanhas publicitárias da dolce, abordam sempre o romance, a paixão e o requinte, o luxo!Estando sempre na moda e marcando momentos inesquecíveis!
fontes:
veja o site oficial : http://www.dolcegabbana.it/