quarta-feira, 20 de junho de 2007

Publicidade no Youtube



É impossível ignorar a revolução do vídeo na internet. Mesmo os mais desplugados já tiveram contato com pelo menos um videozinho do YouTube.

Mas para falar de publicidade no Youtube, é preciso entender o que é esse site e o que ele representa. Ao pesquisar o tema encontrei um breve histórico no fórum do site Yahoo :

"O YouTube é um site na internet que permite que seus usuários carreguem, assistam e compartilhem vídeos em formato digital. Foi fundado em fevereiro de 2005 por três pioneiros do PayPal. Os vídeos postados utilizam o formato Macromedia Flash para disponibilizar o conteúdo."

Seus criadores são de São Francisco (Califórnia, EUA), eram funcionários de uma empresa de tecnologia e criaram o site para compartilhar vídeos com amigos. Porém, depois de um tempo o site foi crescendo até se tornar febre mundial.Talvez seja por possuir essa popularidade mundial, que o site seja procurado como ferramente publicitária para a divulgação de campanhas para a internet.

A postagem do vídeo é gratuita, o Youtube é mais visitado do que o site da CNN, a classe que tem maior acesso é a classe alta, por possuir computador e internet banda larga em casa. Sendo assim, o anunciante venderá seu conceito de forma gratuita, numa vitrine para o mundo, onde consumidores potenciais terão acesso à sua idéia. Este é também o site de maior popularidade no setor de vídeos, representou em 2006 mais de 50% do mercado, por ser capaz de abrigar qualquer tipo de vídeo, e a variedade de temas e fontes é enorme. O Youtube disponibiliza também seus vídeos para download e para publicação em sites e blogs. o que aumenta ainda mais a divulgação dos vídeos.

"A revista americana Time (edição de 13 de novembro de 2006) elegeu o YouTube a melhor invenção do ano por, entre outros motivos, “criar uma nova forma para milhões de pessoas se entreterem, se educarem e se chocarem e comprarem produtos ou coceitos vendidos pela publicidade online de uma maneira como nunca foi vista” .

Para exemplificar como a publicidade está presente no youtube, encontrei o link da propaganda da cerveja Skol que aborda o verão e trás consigo o conceito de juventude consumidora de cerveja, isso ressalta também a faixa etária dos usuários do youtube que fica entre os 15 e os 35 anos de idade.

A grande prova de que o youtube pode trazer lucro para as empresas através da divulgação de seus vídeos é que no ano passado o site foi comprado pela GOOGLE por 1.6 bilhões de dólares e logo em seguida o site conseguiu parcerias com as empresas Brasileiras: Tv globo, Portal Terra, e IG para divulgação de conteúdo.

Para ver o Video, clique no link: http://www.youtube.com/watch?v=TJevzI7Xg-Q

Para clarear a idéia de propaganda e divulgação de vídeo no youtube, gravei um vídeo da minha sobrinha anunciando e vendendo seu cd

É fácil dizer porque optei pelo youtube como ferramenta de divulgação, em primeiro lugar a faixa etária de usuários do site se encaixa na faixa etária de usuários que procuram comédia e entretenimento, e nada melhor do que fazer isso através da propaganda.

O vídeo é curto, não demora baixar, portanto o internauta não fica esperando muito tempo para ver e isso o estimula a aceitar a idéia que foi oferecida.

fonte:

http://www.youtube.com/watch?v=TJevzI7Xg-Q

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060724172521AAmVgDe

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061122042837AArGHsV

2 comentários:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the MP3 e MP4, I hope you enjoy. The address is http://mp3-mp4-brasil.blogspot.com. A hug.

Christian Resende disse...

Lígia, gostaria de convidá-la a conhecer o meu blog Mente Aberta. Aguardo sua visita e grande beijo!